top of page
LOGOIRIS1.png

SOBRE O PROJETO

O projeto de investigação ÍRIS, da responsabilidade da Associação Plano i e financiado pelo POISE, visa caracterizar as trajetórias de vida de pessoas LGBTI vítimas de violência doméstica.

A ASSOCIAÇÃO PLANO i

A Associação Plano i, sediada no Porto, é uma associação não governamental com estatuto de IPSS, que procura dar respostas concretas a um amplo conjunto de questões sociais atuais, nomeadamente a desigualdade, a discriminação, a violência, a exclusão e a pobreza. Assim, a Associação Plano i apresenta-se como um coletivo empenhado em promover a igualdade através da difusão de discursos e da concretização de práticas de inclusão.

Tendo como referência diferentes pertenças identitárias, tais como o género, a etnia, a nacionalidade, a idade, a orientação sexual e a diversidade funcional, a Associação Plano i visa o desenvolvimento de um projeto social comum que valorize as pessoas naquilo que elas têm de específico: a sua história, o seu percurso e a sua cultura.

seo-and-web (2).png
12489235_545627772267959_261730947056410

O PROJETO ÍRIS

O projeto de investigação ÍRIS, da responsabilidade da Associação Plano i e financiado pelo POISE, visa caracterizar as trajetórias de vida de pessoas LGBTI vítimas de violência doméstica com o objetivo geral de descrever e compreender as especificidades dos seus percursos desenvolvimentais e de vitimação e os respetivos impactos a nível pessoal, familiar e social.

A caracterização das trajetórias de vida das vítimas será feita a partir das suas perspetivas pessoais, bem como a partir das perspetivas dos/as profissionais que com elas intervêm e dos membros dos coletivos e associações LGBTI que com elas contactam. Assim, a investigação será constituída por dois estudos complementares.

Focus Group e inquérito online dirigidos a profissionais que intervêm com pessoas LGBTI vítimas de violência doméstica no âmbito da Administração Pública central (entidades das áreas da saúde, da justiça, da administração interna e da segurança social), da sociedade civil (organizações não governamentais e outras) e de coletivos e associações LGBTI.

ESTUDO 2

Entrevistas individuais em profundidade com pessoas LGBTI que sofrem ou sofreram violência doméstica e que estão ou estiveram em contacto com serviços e estruturas de apoio a vítimas e/ou coletivos e associações LGBTI.

ESTUDO 1

bottom of page